cine clube de viseu | cinema na cidade | cinema para as escolas

facebook | instagram | youtube

Destaques

Destaques

Prémios de 3.000 euros
para curtas-metragens

"Memórias de Pau-Preto e Marfim", de Inês Costa

Prémios do vistacurta são já conhecidos: 3.000 euros para os realizadores dos dois melhores trabalhos. Sessões de 15 a 19 de Outubro.

Os melhores filmes de produção nacional assim como a produção local de curtas-metragens estão habilitados aos prémios vistacurta 2024. As inscrições abriram no primeiro trimestre do ano e em jogo estão 3.000 euros em prémios para as duas melhores produções, a ver por Viseu. As condições e regras de participação estão disponíveis no regulamento desta edição, disponibilizado aqui.

Em 2023, Ary Zara conquistou o prémio da competição nacional com Um Caroço de Abacate, um filme que nos transporta para uma noite de descoberta, num diálogo simultâneo de recusa e aceitação entre duas vidas que, não se conhecendo, se encontram. Da produção local, são vários os filmes e os realizadores que passaram pelo Cine Clube de ViseuMemórias de Pau-Preto e Marfim, de Inês Costa, natural de Viseu, foi o filme vencedor em 2023.

Promovidos pelo Cine Clube e Câmara Municipal de Viseu, os dois prémios pretendem, por um lado, divulgar a produção audiovisual associada à região de Viseu, e por outro, contribuir para a divulgação e promoção da produção nacional.

Ao longo do ano, a programação do Cine Clube assegura a divulgação na cidade e região de dezenas de obras cinematográficas, contribuindo para a diversidade do panorama cultural e para a divulgação de autores e cinematografias normalmente arredadas dos circuitos comerciais.

O vistacurta nasceu para valorizar a obra dos realizadores da região, mostrando os seus filmes e criando encontros com o público. Desde 2017, inclui a competição nacional. A edição 2024 terá lugar entre 15 a 19 de Outubro, e no último dia revelará os grandes vencedores, sendo atribuído um prémio monetário de 3.000 euros.