cine clube de viseu | cinema na cidade | cinema para as escolas

facebook | instagram | youtube

destaques

destaques

"O Jovem Cunhal" de João Botelho

13 de Outubro: o novo filme de João Botelho, O Jovem Cunhal

O Jovem Cunhal é um filme que examina, pela câmara de João Botelho, os primeiros anos da vida do histórico dirigente do Partido Comunista Português, encenando, pelo meio, excertos dos seus próprios livros.

"Em nenhum outro politico português se condensa melhor a história do Portugal que recusava Salazar” escreveu José Pacheco Pereira. Em nenhum outro português nos terríveis tempos do século XX se encontra um homem com tanta coragem para defender aquilo que acredita, digo eu. Encontrar o modo certo de filmar o percurso de um jovem complexo e corajoso foi tão difícil como fascinante. Para mim não há documentários nem ficções, há cinema. E o cinema pode nestes tempos de perigos e ameaças ajudar as pessoas a serem mais corajosas e mais humanas."

João Botelho


João Botelho
Com 40 anos de carreira, João Botelho é um dos cineastas portugueses com uma filmografia mais vasta. Nascido em Lamego, foi quase engenheiro mecânico e, durante muitos anos, como artista gráfico, ilustrou livros de crianças, fez cartazes e catálogos para a Fundação Gulbenkian e Cinemateca Portuguesa, e centenas de capas de livros para várias editoras.