Destaques
Destaques
Curtas-metragens vencedoras
vistacurta 2024
Fotografias de José Alfredo
Pela quarta vez, o vistacurta dá um passo em frente no envolvimento do público jovem. Além dos espaços habituais, com professores e famílias, o Prémio Primeira Vista voltou a ser um lugar de encontro, debate e decisão, sem autoridade ou regras, só vontade de ver filmes.
Tiago “Ramon" Santos
O Camaleão
"Com uma narrativa bastante perturbadora, passando com êxito essa sensação aos espectadores, e uma performance do actor que mostra grande entrega e contribui para o clima sinistro do filme, é também interessante o facto de deixar em aberto a razão que levava a personagem principal a agir da forma que vimos. Toda a estética é bastante detalhada, com destaque para o cenário e figurinos."
Bernardo Novo, Duarte Lourenço, Jéssica Cassandra, Letícia Silva, Rolita Félix, alun@s das escolas secundárias Alves Martins e Viriato e profissional Mariana Seixas
Novo thriller de Tiago “Ramon” Santos, de regresso ao vistacurta após a passagem do seu "Alpha" pela Competição Local em 2021. N’"O Camaleão", o realizador viseense continua a explorar camadas recônditas da psique humana, e a tendência que têm a manifestar-se de forma violenta… Filme estreado na competição nacional do MotelX 2024.
Joana de Sá
Absedo
"O filme vencedor da produção local é uma homenagem ao invisível e uma homenagem à região.
É um filme inerentemente político, pela forma como desconstrói as hierarquias do modo de ver, sentir e pensar a paisagem à nossa volta. Numa viagem sonora, a realizadora usa o cinema como meio de estudo, de aprendizagem e de questionamento, conferindo uma importância àquilo que aparentemente é banal. Por esta razão, o juri decidiu atribuir o prémio de melhor curta de produção local à curta-metragem Absedo de Joana de Sá."
A artista viseense Joana de Sá leva mais longe o seu interesse pelo som das pedras, procurando o que há por debaixo delas e nos seus arredores; levantando farrapos de tojo, faúlha, mortalhas musgosas, e desmentindo que a vida não quer nada com elas. “A” de absedo. Absedo, do mirandês, é um lugar onde não dá o Sol, úmbria.
Alexandra Ramires e Laura Gonçalves
Percebes
"No filme vencedor da competição nacional, a forma e o conteúdo vivem em perfeita harmonia, traçando um retrato das contradições da região, a complexidade da relação com o turismo e o sentimento agridoce de uma população que se sente marginalizada. O filme trata de questões ancestrais, próprias de uma região específica, mas é capaz de fazer o salto do particular para o universal, do passado para o presente, e do regional para o nacional. É uma obra inovadora que de uma forma muito bem realizada valoriza as histórias de um local e da sua gente.
Por esta razão, o juri atribuiu o prémio de melhor produção nacional à curta-metragem Percebes de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves."
Com o mar e um Algarve urbano em fundo, o ciclo de vida de um molusco especial, desde a sua formação até ao prato, cruzando contextos que permitem compreender melhor uma região e aqueles que a habitam. Grande vencedor do Festival de Annecy, entre mais de 40 selecções e exibições internacionais.
Ver o trailer
O vistacurta nasceu para valorizar a obra dos realizadores da região, mostrando os seus filmes e criando encontros com o público. Desde 2017, inclui a competição nacional. A edição 2024 teve lugar entre 15 a 19 de Outubro, e no último dia foram revelados os grandes vencedores, sendo atribuído um prémio monetário de 3.000 euros. O painel de jurados foi composto por Inês Costa, Bernardo Rapazote e Carlos Vieira, autores das frases acima.
[C] CINE CLUBE DE VISEU, 2024.
RUA ESCURA 62, 3500-130 VISEU.
(+351) 232 432 760
geral@cineclubeviseu.pt cineclubeviseu.pt facebook.com/ccviseu instagram.com/cineclubeviseu