cine clube de viseu | cinema na cidade | cinema para as escolas

facebook | instagram | youtube

Destaques

Destaques

Curtas-metragens vencedoras 2023

Inês Costa, vencedora da competição local, e o painel de jurados, Acácio de Almeida, Helena Barbosa e Mário Gajo. Fotografia de José Alfredo

Mariana Bártolo, Guillermo García López
As Gaivotas Cortam o Céu

Pela terceira vez, o vistacurta dá um passo em frente no envolvimento do público jovem. Além dos espaços habituais, com professores e famílias, o Prémio Primeira Vista voltou a ser um lugar de encontro, debate e decisão, sem autoridade ou regras, só vontade de ver filmes.

"Descreveríamos como íntimo, verdadeiro e cru o filme que foi escolhido por nós por unanimidade. Na medida em que aborda temas actuais, sociais e pessoais, de uma forma multidimensional e complexa, mas também subtil. Este filme fala de pessoas reais, com problemas reais, de uma forma não embelezada, não romantizada. Para isto contribui a direcção de actores que permite uma grande expressão de intimidade e uma química palpitante que nos toca. Destaca-se pela sua imagem e pela fotografia de cortar a respiração. Em especial pelo plano final que apesar de simples consegue transmitir as oscilações de um relacionamento íntimo."

José Mendes, Leonor Moutinho, Madalena Rocha, Tiago Tadeu, Tomás Sá, alunos das escolas secundárias Alves Martins, Emídio Navarro e Viriato e da profissional Mariana Seixas




As Gaivotas Cortam o Céu

MARIANA BÁRTOLO,
GUILLERMO GARCÍA LÓPEZ

Densa atmosfera de mudanças e greves sindicais no porto de pesca do Porto. Clara, proprietária de um bar de pescadores ameaçado pelo encerramento, encontra nos braços de Raquel, empregada em navios de cruzeiro, o único abrigo para expressar os seus medos e contradições. Estreia na Quinzaine des Réalisateurs, em Cannes '23.
Ver o trailer


Inês Costa
Memórias de Pau Preto e Marfim

"Uma leitura sobre o passado colonial português a partir de objectos de memória convocados para a construção de uma narrativa que desafia e interroga. Filme de grande riqueza documental e diversidade imagética, num trabalho exploratório de elevada consistência cinematográfica. Um ponto de vista claro de desconstrução do discurso político hegemónico sobre a Guerra Colonial, que nos incentiva a uma tomada de consciência colectiva no confronto com o Passado."




Memórias de Pau Preto e Marfim

INÊS COSTA
Com base em testemunhos e arquivos familiares, esta curta de animação e docuficção explora histórias da ditadura, da guerra e do passado colonial português através do olhar da geração “pós-memória”, procurando confrontar o silêncio sobre o passado e criar contra-narrativas não-hegemónicas.
Ver o trailer


Ary Zara
Um Caroço de Abacate

"Um filme de grande sensibilidade, beleza e humanismo que nos transporta para uma noite de descoberta, num diálogo simultâneo de recusa e aceitação entre duas vidas que, não se conhecendo, se encontram. A harmonia da luz-sombra e dos diálogos, a evolução consistente das personagens e a fluidez da narrativa confluem num crescendo de intimidade e sedução que connosco são partilhadas, revelando uma linguagem cinematográfica madura e singular. Um breve e belo momento de cinema."



Um Caroço de Abacate

ARY ZARA
Larissa, uma mulher trans, e Cláudio, um homem cis, conhecem-se uma noite nas ruas de Lisboa. Duas pessoas e duas realidades díspares que dançam as suas diferenças até ao amanhecer — em desafio, em supresa, em admiração e em reconhecimento. Uma história de empoderamento, livre de violência e cheia de esperança para dias melhores ainda por vir.
Ver o trailer


O vistacurta nasceu para valorizar a obra dos realizadores da região, mostrando os seus filmes e criando encontros com o público. Desde 2017, inclui a competição nacional. A edição 2023 teve lugar entre 10 a 14 de Outubro, e no último dia foram revelados os grandes vencedores, sendo atribuído um prémio monetário de 3.000 euros. O painel de jurados foi composto por Acácio de Almeida, Helena Barbosa e Mário Gajo, autores das frases acima.