



Projecção nas fachadas, plateia na rua, uma grande sala de Cinema ao ar livre...
É com muita alegria que anunciamos a realização do CINEMA NA CIDADE 2025! De 21 a 27 de Julho, Cinema ao Ar Livre no sítio do costume: o Centro Histórico de Viseu. E não só: haverá projecções no Adro da Sé Catedral de Viseu, no Claustro do Museu Nacional Grão Vasco e na freguesia de Orgens, sempre com entrada livre!
É um programa comprometido com o cinema menos visto, sim. E com o público, também. Moradores, espectadores, voluntários, parceiros, a todos, o muito obrigado do vosso Cine Clube!
CLIQUE NO TÍTULO DOS FILMES PARA MAIS INFORMAÇÕES
CLIQUE NO TÍTULO DOS FILMES PARA MAIS INFORMAÇÕES

MEMÓRIAS DE UM CARACOL
de Adam Elliot, 2024 M/12
AUSTRÁLIA, 94’ • LEGENDADO EM PORTUGUÊS
Grace Pudel é uma menina desajustada e solitária que gosta de colecionar caracóis e de ler livros. Após ser separada de Gilbert, o seu irmão gémeo, ela encontra esperança numa amizade com Pinky, uma idosa excêntrica e cheia de garra. Falado em inglês.
🏆 Nomeado para o Óscar de Melhor Filme de Animação 2025
O MILAGRE DE MILÃO
de Vittorio de Sica, 1951 M/6
ITÁLIA, 97’ • LEGENDADO EM PORTUGUÊS
Numa Milão ainda a recuperar da Guerra, Totò é um jovem ingénuo e cheio de boas intenções. Órfão e sem dinheiro, vive num terreno baldio onde uma comunidade de pessoas sem abrigo constroem as próprias casas. Até que as autoridades descobrem que há um poço de petróleo sob o terreno, e começam a expulsar os habitantes.
SIGA A BANDA!
de Emmanuel Courcol, 2024 M/12
FRANÇA, 103’ • LEGENDADO EM PORTUGUÊS
Thibaut é um maestro de renome internacional. Quando descobre que foi adoptado, decide procurar o irmão que nunca conheceu. É então que conhece Jimmy, um jovem rude que trabalha numa cantina e toca trombone numa pequena banda filarmónica. Thibaut decide então ajudar a banda do irmão a vencer um concurso regional.


O FIM DO OUTONO
de Yasujirō Ozu, 1960 M/12
JAPÃO, 128’ • LEGENDADO EM PORTUGUÊS
Após o falecimento do sr. Miwa, os seus amigos unem-se para tomar conta da sua viúva, Akiko, e da sua filha, Ayako. Todos acreditam que a melhor solução é casar a jovem, mas esta rejeita, um após o outro, todos os candidatos que lhe são propostos. Então, os amigos decidem casar primeiro a viúva Akiko.
ERASERHEAD
de David Lynch, 1977 M/16
EUA, 89’ • LEGENDADO EM PORTUGUÊS
Henry Spencer tenta sobreviver num ambiente industrial apocalíptico, enquanto lida com a namorada zangada e os gritos insuportáveis do seu filho mutante recém-nascido. Primeira longa-metragem de David Lynch, e um dos filmes de culto mais singulares do cinema moderno.
PAULA REGO, HISTÓRIAS E SEGREDOS
de Nick Willing, 2017 M/12
REINO UNIDO, 90’ • LEGENDADO EM PORTUGUÊS
Sempre muito ciosa da sua privacidade, Paula Rego revela-se pela primeira vez neste filme, surpreendendo o seu filho, o cineasta Nick Willing, com histórias e segredos da sua vida, da luta contra o fascismo, contra um mundo da arte misógino e contra a depressão. Sessão antecedida de visita guiada à exposição “Paula Rego - Meninas Exemplares”, patente no Museu.

GRU – O MALDISPOSTO 4
de Chris Renaud, 2024 M/6
EUA, 95’ • DOBRADO EM PORTUGUÊS
LOCALIZAÇÃO GPS: 40.670482171712436, -7.9401135468007835
Gru, Lucy e as pequenas Margo, Edith e Agnes dão as boas vindas a um novo membro da família: o bebé Gru Jr., que está decidido a infernizar a vida do seu pai. Entretanto, Gru enfrenta o vilão Maxime Le Mal e a sua namorada Valentina, que obrigam a família a pôr-se em fuga. Versão dobrada em português.
Praça D. Duarte © JOSÉ ALFREDO, 2023
Museu Nacional Grão Vasco © JOSÉ ALFREDO, 2023
Nogueira de Côta 2023
Parque Aquilino Ribeiro © SALOMÉ SANTOS, 2020
Cinema sob o céu de Viseu!
Uma iniciativa que desde
1982 se realiza na cidade.
O CINEMA AO AR LIVRE é uma das actividades mais importantes para a fruição do espaço público da cidade, para a conquista de públicos para a cultura, para o bem-estar e atractividade do centro histórico de Viseu.
Aproveitando a pausa na sua programação regular, o CINE CLUBE DE VISEU sai anualmente à rua, em Julho, com a iniciativa CINEMA NA CIDADE e ocupa o coração do centro histórico de Viseu. O cinema ao ar livre é organizado pelo Cine Clube de Viseu e Câmara Municipal de Viseu desde 1982, tratando-se, por diversas razões, de uma das actividades culturais de maior tradição e expressão nesta região. Renovou-se, pois, o compromisso de exibir cinema capaz de atrair o grande público e cinéfilos, em excepcionais condições de espaço e convívio, no centro da cidade.
Praça D. Duarte © JOSÉ ALFREDO, 2016
A popularidade do CCV na cidade, no concelho, no distrito de Viseu, nos anos 80, fez-se da actividade regular, das iniciativas extra-cinematográficas, da itinerância, e, a partir de 1982, também se fez dos ciclos grandes de Cinema no Parque. Grandes pelos espaços, grandes pelas estreias, grandes pelo público. (…)
FERNANDO GIESTAS,
Cine Cidade – As salas de cinema, os protagonistas
e os filmes do Cine Clube de Viseu 1955.2007
Museu Nacional Grão Vasco © FILIPA ÁVILA ANTUNES, 2018