edições anteriores
edições anteriores
Conversas com os realizadores
2020
Nma conversa em vídeo-conferência conduzida por Rui Simões, cineasta e produtor, o realizador moçambicano Sol de Carvalho troca algumas ideias sobre os filmes Monólogos com a História e Mabata Bata, projectados no vistacurta.
O realizador Billy Woodberry é um dos fundadores do movimento colectivo de cineastas afro-americanos “L.A. Rebellion”, surgido em Los Angeles entre a geração que estudou Cinema na UCLA nas décadas de 1960 a 80. Apresentou A Story from Africa no vistacurta.
Depois de obras como O Livro do Desassossego, Os Maias, Peregrinação, João Botelho adapta agora ao cinema O Ano da Morte de Ricardo Reis do Prémio Nobel da Literatura José Saramago. Sessão apresentada à distância, face aos constrangimentos nas deslocações causados pela pandemia de COVID-19, numa conversa guiada pelo produtor Alexandre Oliveira.
Sushi fala-nos da sua obsessão por conversas quebradas, revelando alguns detalhes do processo de escrita e rodagem deste documentário. A propósito de dificuldades inter-linguísticas, e, em particular, da sua experiência com o português, recomenda-nos o seu Até a pró/cima!, disponível aqui. O realizador contou-nos que este filme pode ser uma boa contextualização para Três Perdidos Fazem Um Encontrado, em competição no vistacurta.
Nevena Desivojević, que vê poucas diferenças entre Vila Chã, em Trás-os-Montes, e uma aldeia na Sérvia, contou-nos como se sentiu em casa, mesmo quando ainda não falava português, levada até ali por um artigo de jornal que dava conta de um mistério. À procura dele, abre-se a vários encontros, uns mais difíceis, outros mais espontâneos.
2019
José Vieira aprendeu a filmar no terreno e entrou no mundo do documentário como uma forma de militância, transportando realidades sócio-políticas para o seu cinema. A história da emigração clandestina portuguesa para França, os bidonvilles em França, o interior de Portugal e os que ficam, alguns dos desafios de uma filmografia singular mas ainda insuficientemente conhecida em Portugal. Conversa conduzida por José António Cunha (Cineclube do Porto).
2018
Um dos realizadores mais influentes e inovadores do panorama cinematográfico europeu. Com uma obra em permanente construção entre o documentário e a ficção, o realizador catalão (Comboio de Sombras, En construcción) tem aperfeiçoado o seu método de interrogação sobre o mundo e o próprio cinema. Com projecção de A Academia das Musas, e em conversa com Guerín, conduzida por Daniel Ribas (Porto/Post/Doc), oportunidade para conhecer de perto uma obra desafiadora e com grande reconhecimento internacional.
João Canijo é um dos realizadores nacionais com uma obra mais regular, por isso também com vários aspectos muito próprios e aprofundados que se destacam no seu cinema. O interior de Portugal é um dos tópicos recorrentes do seu trabalho, tendo havido oportunidade para conhecer Diário das Beiras, de 2017, nesta edição do vistacurta. Conversa moderada pelo realizador Nuno Tudela.
©CINE CLUBE DE VISEU, 2023.
Rua Escura 62, 3500-130 VISEU.
(+351) 232 432 760
geral@cineclubeviseu.pt cineclubeviseu.pt facebook.com/ccviseu