destaques
destaques
vistacurta 2020:
Calendário
vistacurta: Viseu, cinema & outros desvios.
27 a 31 de Outubro de 2020
Em Outubro, no Cine Clube de Viseu, nova edição vistacurta que terá em destaque o cinema de realizadores como Margarida Cardoso, Sol de Carvalho e Billy Woodberry, num encontro que proporcionará um olhar oportuno sobre África, e que incluirá uma exposição de fotografia, além de dezenas de curtas-metragens em competição – de produção nacional, e local. O ponto de partida para a competição de curtas não é um pormenor: trata-se de todo o cinema associado à região de Viseu, por um lado, e a produção nacional que interpela a temática da interioridade.
Não pode faltar a música e o capítulo que junta os filmes à música, no vistacurta. Em parceria com o Teatro Viriato, os destaques nesta edição passam por A Casa na Praça Trúbnaia, obra-prima do cinema mudo soviético com banda sonora composta e tocada ao vivo por Mão Morta Redux, e Um Piano afinado pelo Cinema, com a música original de um lado (a cargo do compositor e pianista Filipe Raposo), e do outro, grandes heróis do cinema mudo, como Charlie Chaplin, Buster Keaton, Harold Lloyd.
O vistacurta acontece de 27 a 31 de Outubro, com a promessa de alcançar uma programação, em simultâneo, ampla, celebrativa e com sentido crítico.
UNDERSTORY
Margarida Cardoso
Os desafios de uma filmografia extensa e muitas vezes influenciada por histórias verídicas, também com forte ligação a África.
A CASA NA PRAÇA TRÚBNAIA
Mão Morta Redux
Oportunidade para sentir o pulso às imagens do cineasta Boris Barnet, um outsider do cinema mudo soviético, este filme-concerto é composto e tocado ao vivo por Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael e Miguel Pedro, enquanto Mão Morta Redux, um formato reduzido que marca um regresso ao período em que o grupo era composto por três elementos.
©CINE CLUBE DE VISEU, 2020.
Rua Escura 62, 3500-130 VISEU.
(+351) 232 432 760
geral@cineclubeviseu.pt cineclubeviseu.pt facebook.com/ccviseu