competição
competição
À conversa com os realizadores
Devido à situação pandémica, a projecção dos filmes em competição não pode contar com a apresentação presencial de todos os autores. Disponibilizamos aqui os seus depoimentos ao público do vistacurta 2020, em formato vídeo-conferência.
Sushi fala-nos da sua obsessão por conversas quebradas, revelando alguns detalhes do processo de escrita e rodagem deste documentário. A propósito de dificuldades inter-linguísticas, e, em particular, da sua experiência com o português, recomenda-nos o seu Até a pró/cima!, disponível aqui. O realizador contou-nos que este filme pode ser uma boa contextualização para Três Perdidos Fazem Um Encontrado, em competição no vistacurta.
Pedro Peralta conta-nos durante quanto tempo guardou esta ideia e porquê. Ficamos ainda a saber qual o universal que entreviu na história particular de Matilde Morillo Sánchez que o levou a querer fazer dela o Noite Perpétua, um filme poético feito para ver na sala de cinema.
Ave Rara é o primeiro filme de Vasco Saltão, que nos contou da ideia, do seu desenvolvimento, dos imprevistos e da essência, sem firula.
Nevena Desivojević, que vê poucas diferenças entre Vila Chã, em Trás-os-Montes, e uma aldeia na Sérvia, contou-nos como se sentiu em casa, mesmo quando ainda não falava português, levada até ali por um artigo de jornal que dava conta de um mistério. À procura dele, abre-se a vários encontros, uns mais difíceis, outros mais espontâneos.
©CINE CLUBE DE VISEU, 2020.
Rua Escura 62, 3500-130 VISEU.
(+351) 232 432 760
geral@cineclubeviseu.pt cineclubeviseu.pt facebook.com/ccviseu