Um ano mais, o vistacurta apresenta-se em Viseu, com vários dias de cinema, encontros com realizadores, concertos, sessões para escolas. De 27 de Outubro a 03 de Novembro o Auditório IPDJ, Teatro Viriato, Casa Museu Almeida Moreira, Carmo'81 e ESEV acolhem mais uma edição cujo foco central é o cinema associado a esta região, e toda a produção de cinema que interpela a interioridade.



A Idade de Ouro do Cartaz de Cinema Polaco

A Idade de Ouro do Cartaz de Cinema Polaco

A Idade de Ouro do Cartaz de Cinema Polaco

→Museu Almeida Moreira
Até 20.jan

Cartaz de IDOL, filme de Feliks Laks, por Andrzej Pagowski.



A arte do cartaz faz parte da história cultural da Polónia.

Após a 2.ª Guerra Mundial e a instauração do regime socialista, no país, essa arte da rua que é o cartaz, graças a uma inquestionável qualidade estética e diversidade de estilos, deu origem a uma verdadeira «escola» de grande renome que influenciou criadores além-fronteiras, desde o Japão, a França ou Cuba.

Essa «escola», nascida no seio da propaganda e das encomendas do Estado, caracterizou-se, primeiro, por um carácter político e social. Todavia, os criadores não demoraram a desligar-se das limitações impostas, investindo outros domínios, como o cultural, com criações para a ópera, concertos, exposições ou cinema, ocupando este um lugar privilegiado.

A rejeição, pelo regime, dos valores comerciais ocidentais permitiu aos artistas exprimirem-se à margem de exigências puramente publicitárias. Os artistas beneficiaram ainda, paradoxalmente, de uma grande liberdade criadora, reduzindo ao mínimo essencial as indicações textuais do filme, conservando apenas uma imagem metafórica ou suscitando a emoção, apelando à imaginação de cada um.

Hoje um grande número desses cartazes, considerados obras de arte, entrou nos museus. Ao longo da sua vida de cinéfilo apaixonado Jean-Loup Passek reuniu pacientemente várias centenas que constituem um dos tesouros do Museu do Cinema de Melgaço.

É, evidentemente, uma infíma parte dessa colecção que apresentamos nesta exposição, com uma selecção de cartazes originais, assinados por grandes designers polacos.

Bernard Despomadères
Comissário da exposição

Da idade de ouro do cartaz polaco aos nossos dias, percorremos a exposição imbuídos numa identidade e simbologia particulares. Uma primeira imagem de cada filme, o cartaz, é criada, traduzida, para e por um olhar próprios.

A partir de uma viagem pela "Idade de Ouro do Cartaz de Cinema Polaco", vamos criar um cartaz Nosso!

Design é pensamento tornado visível.
Saul Bass

· Dirigida a Escolas, Famílias, todas as idades.
· Teor gráfico, plástico, experimental, manipulação e apropriação de mensagem.
· Orientação da designer Raquel Balsa.

· Duração: 90 minutos. Participação mediante reserva para office@cineclubeviseu.pt.
· Escolas: quartas-feiras 31 Outubro, 7, 14 e 21 Novembro, às 10h30 e às 14h30
· Famílias e público em geral: sábados 10 e 24 Novembro às 15h00





Cine Clube de Viseu, 2018.
Rua Escura 62, 3500-130 VISEU. (+351) 232 432 760 geral@cineclubeviseu.pt cineclubeviseu.pt facebook.com/ccviseu