Edições anteriores
Edições anteriores
Conversas com os realizadores
2020
Numa conversa em vídeo-conferência conduzida por Rui Simões, cineasta e produtor, o realizador moçambicano Sol de Carvalho troca algumas ideias sobre os filmes Monólogos com a História e Mabata Bata, projectados no vistacurta.
O realizador Billy Woodberry é um dos fundadores do movimento colectivo de cineastas afro-americanos “L.A. Rebellion”, surgido em Los Angeles entre a geração que estudou Cinema na UCLA nas décadas de 1960 a 80. Apresentou A Story from Africa no vistacurta.
Com Margarida Cardoso, o cinema português faz uma das suas viagens mais originais e reveladoras pelo colonialismo, pelos movimentos de libertação, pela luta de classes. Esta conversa, conduzida por Nuno Tudela, seguiu-se à projecção do seu Understory.
Depois de obras como O Livro do Desassossego, Os Maias, Peregrinação, João Botelho adapta agora ao cinema O Ano da Morte de Ricardo Reis do Prémio Nobel da Literatura José Saramago. Sessão apresentada à distância, face aos constrangimentos nas deslocações causados pela pandemia de COVID-19, numa conversa guiada pelo produtor Alexandre Oliveira.
Sushi fala-nos da sua obsessão por conversas quebradas, revelando alguns detalhes do processo de escrita e rodagem deste documentário. A propósito de dificuldades inter-linguísticas, e, em particular, da sua experiência com o português, recomenda-nos o seu Até a pró/cima!, disponível aqui. O realizador contou-nos que este filme pode ser uma boa contextualização para Três Perdidos Fazem Um Encontrado, em competição no vistacurta.
Pedro Peralta conta-nos durante quanto tempo guardou esta ideia e porquê. Ficamos ainda a saber qual o universal que entreviu na história particular de Matilde Morillo Sánchez que o levou a querer fazer dela o Noite Perpétua, um filme poético feito para ver na sala de cinema.
Nevena Desivojević, que vê poucas diferenças entre Vila Chã, em Trás-os-Montes, e uma aldeia na Sérvia, contou-nos como se sentiu em casa, mesmo quando ainda não falava português, levada até ali por um artigo de jornal que dava conta de um mistério. À procura dele, abre-se a vários encontros, uns mais difíceis, outros mais espontâneos.
Conversámos com Stephanie Rodrigues acerca da estranheza que a levou a imaginar O Voo do Contrário, e também das múltiplas ramificações dessa ideia. Este é, segundo a realizadora, um filme muito português – e nós encantados de ir na conversa...
2019
José Vieira aprendeu a filmar no terreno e entrou no mundo do documentário como uma forma de militância, transportando realidades sócio-políticas para o seu cinema. A história da emigração clandestina portuguesa para França, os bidonvilles em França, o interior de Portugal e os que ficam, alguns dos desafios de uma filmografia singular mas ainda insuficientemente conhecida em Portugal. Conversa conduzida por José António Cunha (Cineclube do Porto).
Um canto ao país profundo, no centro de Portugal, influenciado por histórias verídicas — Alva, de Ico Costa, desce ao âmago de uma alma penada com um rigor implacável. Em ante-estreia no vistacurta, uma projecção irrepetível e que contou com a presença do realizador.
2018
Um dos realizadores mais influentes e inovadores do panorama cinematográfico europeu. Com uma obra em permanente construção entre o documentário e a ficção, o realizador catalão (Comboio de Sombras, En construcción) tem aperfeiçoado o seu método de interrogação sobre o mundo e o próprio cinema. Com projecção de A Academia das Musas, e em conversa com Guerín, conduzida por Daniel Ribas (Porto/Post/Doc), oportunidade para conhecer de perto uma obra desafiadora e com grande reconhecimento internacional.
João Canijo é um dos realizadores nacionais com uma obra mais regular, por isso também com vários aspectos muito próprios e aprofundados que se destacam no seu cinema. O interior de Portugal é um dos tópicos recorrentes do seu trabalho, tendo havido oportunidade para conhecer Diário das Beiras, de 2017, nesta edição do vistacurta. Conversa moderada pelo realizador Nuno Tudela.
Tiago Rosa-Rosso é um realizador com um percurso pautado por registos cruzados, que exploram a relação entre cinema e o palco, através de formatos como o sketch, a performance, o loop ou a adaptação teatral. Registo da sua aula de cinema Como fazer cinema em Portugal sem desesperar?.
2017
Masterclass do realizador a propósito do recém-estreado e premiado A Fábrica de Nada.
[C] CINE CLUBE DE VISEU, 2024.
RUA ESCURA 62, 3500-130 VISEU.
(+351) 232 432 760
geral@cineclubeviseu.pt cineclubeviseu.pt facebook.com/ccviseu instagram.com/cineclubeviseu