cine clube de viseu | cinema na cidade | cinema para as escolas

facebook | instagram | youtube

Destaques

Destaques

Prémios de 3.000 euros para curtas-metragens

Em 2019, foi «Purpleboy» de Alexandre Siqueira o filme vencedor da competição local.

Prémios do vistacurta 2020 — Viseu, diálogos & outros desvios são já conhecidos: 3.000 euros para os realizadores dos dois melhores trabalhos.

O cinema associado à nossa região e ao interior do país pode ser o tema de um Festival de Cinema? A resposta é: pode. Promovidos pelo Cine Clube e Câmara Municipal de Viseu, os prémios vistacurta pretendem valorizar a obra dos realizadores da região, mostrando os seus filmes e criando encontros com o público, e também criar um ponto de reflexão sobre este país de altas clivagens geográficas e sociais.

Até 30 de Junho, podem inscrever-se filmes com até 30 minutos de duração. Além da Competição Local — dedicada a trabalhos de autores do distrito de Viseu, ou rodados na região — serão aceites na Competição Nacional os filmes que perspectivam a temática da interioridade de Portugal. As obras seleccionadas serão exibidas em Viseu na edição 2020 do vistacurta, entre 27 e 31 de Outubro.

Em 2019, Ana Paula Pais e Sara Baga conquistaram o prémio da Competição Nacional com Raquel, um filme-retrato que o júri destacou "pela sua capacidade de ver o cinema como um instrumento de amor e empatia pela experiência do outro". Da produção local, são vários os filmes e os realizadores que já passaram pelo Cine Clube de Viseu. Em 2019, Purpleboy, de Alexandre Siqueira — natural de Viseu e uma presença regular no vistacurta — foi o grande vencedor.


Ao longo do ano, a programação do Cine Clube assegura a divulgação na cidade e região de dezenas de obras cinematográficas, contribuindo para a diversidade do panorama cultural e para a divulgação de autores e cinematografias normalmente arredadas dos circuitos comerciais. Em 2010, surgiu o vistacurta, um ponto de encontro em volta do cinema independente associado à região de Viseu, mostrando também a produção de âmbito nacional que interpela a questão da interioridade. A edição 2020 decorrerá entre 27 e 31 de Outubro, e além dos filmes oferecerá também conversas com o público, aulas de cinema, workshops e concertos.


Inscrições
Abertas até 30 de Junho, sem custos.
FilmFreeway ou formulário Google.
Consultar regulamento.

CINE CLUBE DE VISEU, 2020.
Rua Escura 62, 3500-130 VISEU. (+351) 232 432 760
geral@cineclubeviseu.pt cineclubeviseu.pt facebook.com/ccviseu