cine clube de viseu | cinema na cidade | cinema para as escolas

facebook | instagram | youtube

Destaques

Destaques

Filmitis vs. Reinitis


Em 2021, o Cine Clube de Viseu promoveu o reencontro artístico de Edgar Pêra e Rui Reininho, amigos e colegas de longa data, duas das figuras mais singulares da cena cultural portuguesa: um, homem-kâmara insaciável; o outro, poeta e performer do além.

A estreia de Filmitis vs. Reinitis, cinekoncerto de poesia, teve lugar no Teatro Viriato, em Outubro de 2021. Como diz Edgar Pêra, cada um destes acontecimentos é irrepetível; o que acontece na sala, só sabe quem lá esteve. Mas as constantes são garantia suficiente para que se torne a fazer acontecer: as imagens de Pêra misturadas ao vivo, a sonoplastia de Artur Cyaneto, a voz e a visão de Reininho, e também os seus textos, do livro Sífilis versus Bilitis, reeditado pelo Cine Clube e pelo Teatro Viriato.

EDGAR PÊRA · Filmes e câmara
RUI REININHO · Poemas e performance
ARTUR CYANETO · Música e sonoplastia


EDGAR PÊRA
Proclamado "o cineasta português mais persistentemente individualista", tem no seu currículo inúmeros trabalhos, do cinema aos cine-concertos, passando pela pintura, a internet e tantas outras formas de arte e media. Recentemente, realizou "Caminhos Magnétykos", com Dominique Pinon, e "Kinorama – Cinema fora de Órbita", a sequela do seu filme-tese "O Espectador Espantado". Está a finalizar "Não Sou Nada/The Nothingness Club", um neuro-thriller pessoano. No meio de um percurso que muito admiramos, o incansável Edgar Pêra também ajuda o ARGUMENTO a crescer. É um dos colaboradores assíduos do nosso boletim, desde 2011.


RUI REININHO
Figura pop incontornável em Portugal, é, desde 1981, o vocalista dos GNR, Grupo Novo Rock, onde também assina as letras de tantas músicas que têm marcado várias gerações, como "Dunas", "Ana Lee" ou "Efectivamente". Nascido no Porto, estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, onde desenvolveu uma paixão pela sétima arte já iniciada no Cineclube do Porto. Como poeta, é autor dos livros "Líricas Come On & Anas" (2006) e "Sífilis versus Bílitis" (1983), que inspira este espectáculo. Em 2008 lançou, a solo, o álbum "Companhia das Índias", e tem agora um novo projecto, "20.000 Éguas Submarinas".


ARTUR CYANETO
Trabalha em exclusividade (salvo honrosas excepções) com Edgar Pêra desde 1997, primeiro como sonoplasta e mais tarde como músico. Este será o primeiro concerto ao vivo de Cyaneto.


SÍFILIS VERSUS BILITIS

É um orgulho apresentar a terceira edição de Sífilis versus Bilitis, com mãozinha do Cine Clube e Teatro Viriato. Revisão e notas de Margarida Assis, capa de EGO (alter-ego piktóriko de Edgar Pêra). Está disponível desde Outubro de 2021, no site ou por e-mail (office@cineclubeviseu.pt). Temos ainda alguns exemplares autografados pelo autor!

Era a entrada de RR no mundo da literatura, não tanto por devoção, mais por provocação, “para ver as reacções” — desde a da jornalista que, antes de começar a entrevista, confessou que esperava alguém mais velho (o que levou o autor a definir uma estratégia de atraso do envelhecimento que consiste em escrever poucos livros) à do seu professor Jorge Silva Melo, que, chegado ao café em frente ao Conservatório enquanto RR distribuía algumas cópias pelos amigos, terá estranhado a sua “entrada para a posteridade”, como perguntando: “quem te franqueou as portas, meu tonto?”.
Quase quarenta anos depois, com as duas edições anteriores (para além da original, há uma da Quasi, de 2006) esgotadas, pareceu-nos que fazia todo o sentido completar Filmitis vs. Reinitis, cinekoncerto baseado em Sífilis versus Bilitis, com uma reedição especial da obra, debruada com apontamentos pessoais acerca de cada poema, e coroada com capa de EGO, alter-ego piktóriko de EP.

Margarida Assis, no Prólogo

Não lhe chamo um livro de poesia nem de prosa. A imagem é a dos cartazes dos combates de boxe. Há uma dualidade – depois vir-se-ia a chamar "bipolaridade". Mas eu ainda sou do tempo dos tolinhos, em que as pessoas tinham duas personalidades, uma mais suave e outra mais perigosa, para si próprio e para a Humanidade.

Rui Reininho





EXEMPLAR AUTOGRAFADO POR APENAS €7,5
Encontre o seu aqui