Alexandra Ramires e Laura Gonçalves
Percebes
Com o mar e um Algarve urbano em fundo, o ciclo de vida de um molusco especial, desde a sua formação até ao prato, cruzando contextos que permitem compreender melhor uma região e aqueles que a habitam. Grande vencedor do Festival de Annecy, entre mais de 40 selecções e exibições internacionais.
2024 • 12'
ALEXANDRA RAMIRES + LAURA GONÇALVES Depois de concluírem estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves começaram a trabalhar em animação em 2009. Desde então, os seus percursos têm estado ligados. Pertenceram à equipa técnica de vários filmes, realizaram outros juntas e em separado, e recentemente começaram a produzir filmes. São ambas membros fundadores do BAP - Animation Studios. Juntas, realizaram os filmes "Água Mole" (2017) e "Percebes" (2024). Individualmente, Alexandra realizou "Elo" (2020) e Laura realizou "Três Semanas em Dezembro" (2012) e "O Homem do Lixo" (2022). Todos eles, filmes com um impressionante percurso em festivais nacionais e internacionais.
Jorge Jácome
Shrooms
Numa floresta nos arredores de Lisboa, Dan, um jovem venezuelano, procura cogumelos mágicos. De volta à cidade, ele prepara os cogumelos antes de os distribuir por aqueles que mais precisam deles.
2023 • 18'
JORGE JÁCOME é um realizador e artista licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema e pela Le Fresnoy. Nos seus trabalhos, que confundem as barreiras entre documentário e ficção, investiga a relação entre utopias, natureza e desejo. Os seus filmes têm sido exibidos em festivais e mostras internacionais como a Berlinale, TIFF, San Sebastian, Viennale, NYFF, 25 FPS, Palais de Tokyo, Tate Modern, MoMa, entre outros. "Super Natural" (2022), a sua primeira longa-metragem, estreou no Fórum da Berlinale, onde venceu o prémio FIPRESCI.
Isadora Neves Marques
As Minhas Sensações São Tudo o Que Tenho Para Oferecer
Passado durante um fim-de-semana, uma história sobre família e expectativas, diferenças de classe e isolamento psicológico, sob um fundo de ficção científica onde “comprimidos sensoriais” abrem as portas para as sensações e pensamentos de outras pessoas. Albano Jerónimo, Ágata de Pinho e Isadora Alves contam-se entre os intérpretes.
2024 • 21'
ISADORA NEVES MARQUES é realizadora, artista visual e escritora (n. 1984, Lisboa). Realizou as curtas-metragens de ficção "Tornar-se um Homem na Idade Média" (2022), que recebeu o Ammodo Tiger Short Award na sua estreia no IFFR - International Film Festival Rotterdam em 2022; "The Bite" (2019), que estreou no TIFF – Wavelengths e NYFF – Projections em 2019 e foi premiado no Go Short Nijmegen, Short Waves, Sicilia Queer Film Festival, MixBrasil e MIEFF; e "Semente Exterminadora" (2017) que estreou no IndieLisboa em 2017. Dirigiu também a curta-metragem documental "A Arte Que Faz Mal à Vista" (2018). Foi a Representação Oficial Portuguesa – Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza em 2022 e recebeu um Prémio Especial do Pinchuk Future Generation Art e o Present Future Art Prize pela sua carreira artística. Os seus filmes e obras de arte foram exibidos em instituições de arte como Castello di Rivoli (Turim), High Line (Nova Iorque), Pérez Art Museum of Miami (Miami), CA2M e Museu Reina Sofia (Madrid), CaixaForum (Barcelona), Tate Modern, Serpentine Galleries e Gasworks (Londres), HOME (Manchester), Palais de Tokyo (Paris), Times Museum (Cantão), Inside Out Art Museum (Pequim) e Museu Coleção Berardo (Lisboa), bem como como em bienais como a Bienal de Liverpool e a Bienal de Gwangju, entre muitas outras. Junto com Catarina de Sousa fundou a produtora de cinema Foi Bonita a Festa em 2021. Até 2022 trabalhou sob o nome de Pedro Neves Marques.
Tânia Dinis
Tão Pequeninas, Tinham o Ar de Serem Já Crescidas
O trabalho de Tânia Dinis combina exemplarmente ficção e documentário em reflexões sobre o papel da memória, da mulher e da família na sociedade. Neste filme, fá-lo a partir de arquivos fotográficos e testemunhos de mulheres que, entre os anos 40 e 70, foram para o Porto trabalhar como criadas de servir. Vencedor do IndieLisboa 2024.
2024 • 20'
TÂNIA DINIS (Vila Nova de Famalicão, 1983) é Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP (2015) e Licenciada em Estudos Teatrais pela ESMAE (2006). O seu trabalho atravessa diversas perspetivas e campos artísticos – fotografia, performance, cinema – numa estética relacional, partindo de imagens de arquivo de família, pessoais ou anónimas, da sua apropriação, ou outros registos de imagem real. Tem colaborado com o serviço educativo do Curtas Metragens de Vila do Conde, Porto/Post/Doc, Porto, Family Film Project, Festival S8, Corunha. Lecionou em 2020/2021 o 1º ano de Teatro da Universidade de Teatro do Minho. Atualmente professora auxiliar do departamento de Cinema e Teatro da ESAP no Porto. Está representada na coleção de arte contemporânea do Município do Porto.
Catarina Vasconcelos
Nocturno Para Uma Floresta
No séc. XV, em Portugal, um grupo de monges ergueu um muro em redor de uma floresta e impediu a entrada das mulheres. Mas as mãos dos vivos nem tudo podem controlar: no mundo invisível, onde é de noite e apenas as almas iluminam a floresta, as mulheres construíram o seu reino, sem muros. Estreado no Festival de Locarno 2023, entre mais de 30 selecções internacionais.
2023 • 16'
CATARINA VASCONCELOS nasceu em Lisboa em 1986. A sua primeira curta metragem, "Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso", estreou em 2014 no Cinema du Réel, Paris, onde é distinguida como Melhor Curta-Metragem. A sua primeira longa documental, "A Metamorfose dos Pássaros", estreou em 2020 na 70ª Berlinale, secção Encounters, onde recebeu a primeira de 40 distinções, o Prémio FIPRESCI. "Nocturno para uma Floresta" estreia no 76º Festival de Locarno, Pardi di Domani - Corto d’Autore.
Mário Macedo
That's How I Love You
Um rapaz de férias em casa dos avós aprende uma cruel lição de misericórdia. Co-produção croata, foi o grande vencedor da Competição Internacional do Curtas Vila do Conde 2024, estando nomeado para os European Film Awards.
2024 • 18'
MÁRIO MACEDO licenciou-se em 2010 em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa do Porto. Em 2011, finaliza o curso de cinema da European Film College na Dinamarca. É realizador e fundador do colectivo internacional de cinema 73collective - uma comunidade de jovens realizadores com foco em projectos altamente pessoais. As suas curtas metragens documentais "Tio Rui" (2011) e "Maria Sem Pecado" (2016) estrearam no DocLisboa. A segunda ganhou o Grande Prémio Nacional no FEST 2017 e foi exibida no programa Cinemax da RTP. Ambos os filmes fizeram parte dos Novos Olhares do Cinema Português na Cinemateca Portuguesa nesse mesmo ano. Sob a comissão do Observatório de Cinema de Famalicão - Close-up, estreou em 2018 "A Volta da Revolta", finalizando assim a trilogia de curtas-metragens documentais realizadas com o seu tio e a sua avó. Em 2021, a sua primeira curta-metragem de ficção, "Terceiro Turno", estreou na Competição Nacional do Curtas de Vila do Conde, onde arrecadou o prémio de Melhor Realizador. Também trabalha como fotógrafo, tendo a sua obra exibida em várias mostras e usada por diferentes artistas musicais nos seus respectivos trabalhos gráficos.
Inês Lima
O Jardim Em Movimento
Duas guias botânicas conduzem um grupo de caminhantes pelo Parque Natural da Arrábida. Neste passeio entre várias espécies da fauna e flora, entendemos que este lugar particular está a sofrer uma mutação, não por causas naturais, mas pela mão humana. Filme estreado no Festival de Cannes 2024.
2024 • 19'
INÊS LIMA (Setúbal) é uma artista independente que explora as possibilidades da imagem em movimento, paisagens sonoras, escrita e programação. Tem vindo a trabalhar o suporte analógico como veículo experimental na sua prática artística, cruzando temas pessoais com natureza e ecologia, tradições e memória, antagonismos e superstições. O seu trabalho tem sido exposto em festivais nacionais e internacionais e exibido em espaços culturais como a Cinemateca Portuguesa, Museu MALBA (Argentina) ou o Centro Cultural Tabakalera (Espanha). Fez programação no Festival Internacional de Cinema IndieLisboa entre 2019 e 2022.
Maria Trigo Teixeira
Amanhã Não Dão Chuva
Sentindo que a mãe já não consegue viver sozinha, uma mulher volta para a sua casa de infância. Enquanto tenta adaptar-se à sua nova situação, a mãe parece mergulhar cada vez mais em si mesma. Filme estreado no Festival de Annecy 2024, contando já com várias exibições internacionais.
2024 • 12'
MARIA TRIGO TEIXEIRA, nascida em Lisboa em 1990, é uma realizadora de cinema de animação sediada no Porto e em Berlim. Licenciou-se em Design de Comunicação na FBAUP e em Animação na Film University Babelsberg Konrad Wolf (Berlim). O seu filme de fim de curso "Inside me" (2019) ganhou o prémio de Melhor Curta-metragem de Animação da Academia Alemã de Cinema, bem como vários outros prémios em festivais internacionais, alcançando a longlist dos Óscares. Entre 2016 e 2021, programou e organizou as sessões mensais do festival de cinema Shortcutz Berlin. Em 2021, foi selecionada para a NEF Animation Residency em Fontevraud (França), onde começou a desenvolver a sua última curta-metragem de animação, "Amanhã não dão chuva" ("It shouldn't rain tomorrow", 2024).
Fernando Sá Machado
Oxímora Vida…
O vagabundo Rascal embarca numa jornada psicótica e contraditória para sair da bolha de ego em que a sua auto-aversão e isolamento o inseriram. Depois desta metamorfose, a sua alma-gémea, Paloma, fá-lo aperceber-se de que a vida é tão complicada como simples. Nomeado ao prémio de Melhor Curta Experimental nos Sophia Estudante 2024.
2023 • 9'
FERNANDO DE SÁ MACHADO nasceu a 7 de Outubro de 2004 na cidade de Braga. Estudou Artes Visuais na Escola Secundária Alberto Sampaio e atualmente está a completar a sua licenciatura em Cinema na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, sobre uma bolsa de mérito. A sua abordagem ao cinema, à fotografia, à música, à escrita e às artes plásticas é artesanal e catártica por natureza, expressando o seu esforço por criar algo humano. É um dos fundadores do coletivo riz000ma, cujos membros partilham esta intenção.