destaques
destaques
Curtas-metragens vencedoras 2022
Gonçalo Loureiro (realizador de "Misericórdia") e Bruno Caetano (produtor de "Ice Merchants").
© Fotografias de Raquel Balsa
A sessão final da edição 2022 revelou os filmes vencedores das diferentes categorias a concurso no vistacurta. Obrigado a todos os que estiveram connosco!
Romano Cassellis BECO DO IMAGINÁRIO
Pela segunda vez, o vistacurta dá um passo em frente no envolvimento do público jovem. Além dos espaços habituais, com professores e famílias, o Prémio Primeira Vista voltou a ser um lugar de encontro, debate e decisão, sem autoridade ou regras, só vontade de ver filmes.
Eva Figueiredo, Inês Figueiredo, João Pedro Almeida, Leandro Cheman, Matilde Melo e Simone Bordalo, alunos das secundárias Alves Martins, Emídio Navarro e Viriato, viram as curtas em competição (sem distinção entre local e nacional) e escolheram a sua favorita, a cujo autor entregaram uma escultura de Liliana Velho. Por representar "uma realidade a que não estamos muito habituados, a violência de rua nos bairros, e também o estigma da homossexualidade, aqui abordado de forma original, além da representação do sentimento de culpa e arrependimento", o filme vencedor desta categoria é BECO DO IMAGINÁRIO de Romano Cassellis.
Gonçalo Loureiro MISERICÓRDIA
"Uma visão interessante e criativa que re-contextualiza uma lenda local, onde a imagem cuidada, a ausência de saturação e a composição orgânica levam a interpretar um passado ritualístico. MISERICÓRDIA de Gonçalo Loureiro é o filme vencedor desta competição local."
João Gonzalez ICE MERCHANTS
"Considerando a beleza ímpar das imagens, o argumento muito criativo e delicado, aliado a uma mensagem super actual, quer a nível social quer a nível ambiental, o júri decidiu atribuir o prémio da competição nacional a ICE MERCHANTS de João Gonzalez."
O vistacurta nasceu para valorizar a obra dos realizadores da região, mostrando os seus filmes e criando encontros com o público. Desde 2017, inclui a competição nacional. A edição 2022 teve lugar entre 11 a 15 de Outubro, e no último dia foram revelados os grandes vencedores, sendo atribuído um prémio monetário de 3.000 euros. O painel de jurados foi composto por Ana Couto, António Ribeiro de Carvalho e João Valentim, autores das frases acima.
BECO DO IMAGINÁRIO
Fábio percorre as ruas da Mouraria na tensão de resolver um problema que não tem solução. Na tentativa de saldar uma dívida com um cliente, confronta-se com sentimentos oprimidos e até então ocultos. E tudo se complica. Ver o trailer →
MISERICÓRDIA
Num poema visual que junta elementos mitológicos e terror moderno numa história sobre redenção e Misericórdia. Protagonizado por Teresa Queirós. Ver o trailer →
ICE MERCHANTS
Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas, todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite. Ver o trailer →
©CINE CLUBE DE VISEU, 2023.
Rua Escura 62, 3500-130 VISEU.
(+351) 232 432 760
geral@cineclubeviseu.pt cineclubeviseu.pt facebook.com/ccviseu