destaques
destaques
vistacurta 2022: de 11 a 15 de Outubro em Viseu
Estamos muito felizes por anunciar que o vistacurta tem regresso agendado em Outubro, de olhos postos no cinema português comercialmente inédito, e com destaque para as duas competições de curtas-metragens que reúnem, em Viseu, dezenas de realizadores.
Na edição 2022 voltará a haver espaço para a fotografia, através da exposição FLUVIAL de Tito Mouraz, que poderá ser vista na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea. Em parceria com o Teatro Viriato, há ainda para ver “O Nascimento da Arte” de António Jorge Gonçalves e Filipe Raposo, e nas habituais conversas/masterclasses, a programação convida a conhecer de perto o cinema de Joana Toste, um dos nomes maiores do cinema de animação português, e Jorge Jácome, realizador que vem conquistando importante reconhecimento, como se pode constatar na última edição do Festival de Berlim (com distinção para o seu Super Natural, também com projecção assegurada neste vistacurta).
Na primeira sessão, a 11 de Outubro, começamos por apresentar o mais recente filme de João Pedro Rodrigues, Fogo-Fátuo, um dos títulos mais aguardados do ano em Portugal.
Fogo-Fátuo
de João Pedro Rodrigues
Em Fogo-Fátuo, João Pedro Rodrigues articula o tempo presente com um futuro distante, num musical pautado por temas como a história da arte, os direitos LGBTQI+ e as alterações climáticas. Fazem parte do elenco do filme actores como Margarida Vila-Nova, Joel Branco, Oceano Cruz, Teresa Madruga, Ana Bustorff, João Mota, Paulo Bragança e Anabela Moreira. Filme muito aguardado de João Pedro Rodrigues, depois da estreia absoluta na Quinzena dos Realizadores de Cannes, e da exibição no encerramento do 30.º Curtas de Vila do Conde, festival onde teve a sua estreia nacional, Fogo-Fátuo vai ser o filme de abertura da nossa cine-semana.
©CINE CLUBE DE VISEU, 2022.
Rua Escura 62, 3500-130 VISEU.
(+351) 232 432 760
geral@cineclubeviseu.pt cineclubeviseu.pt facebook.com/ccviseu