cine clube de viseu | cinema na cidade | cinema para as escolas

facebook | instagram | youtube

Destaques

Destaques

Programa para as escolas

Fotograma de A Arte da Luz tem 20.000 anos, de João Botelho.

A programação vistacurta 2019 vai começar da melhor maneira que poderíamos imaginar: com apresentação, em Viseu e Vouzela, de sessões de cinema para as escolas. Filmes pensados para despertar a curiosidade e criar uma consciência de debate. Um programa irrepetível e que contará com a presença de realizadores e convidados. A não perder!


30 OUT → 10h00/14h30

A ARTE DA LUZ TEM 20.000 ANOS de João Botelho, 2014, 55’
Debate com o realizador João Botelho e Luís Luís, arqueólogo do Museu do Côa
(Secundário – Superior)

O documentário de João Botelho leva-nos numa viagem à descoberta da origem da Arte, através das gravuras rupestres do Vale do Côa, legado de artistas com milhares de anos, classificado como Património Mundial da Humanidade.

"No Vale do Côa, a Arte da Luz no seu esplendor por todo o sempre diante de nós, mesmo para aqueles que ainda não viram, mas que seguramente farão a peregrinação obrigatória. Porque é de arte que se trata, e a arte é condição primordial da existência humana e da sua liberdade!"

João Botelho


31 OUT → 10h00

CARTA BRANCA A REGINA PESSOA
Agência Curtas – 20 anos
Filmes escolhidos por Regina Pessoa, seguidos de conversa entre a realizadora e os alunos.
(3.º ciclo eb – Secundário)

O Cine Clube e a Agência Curtas Metragens convidam a realizadora Regina Pessoa a escolher um programa alargado de filmes para esta sessão. De Abi Feijó a José Miguel Ribeiro, Filipe Abranches ou Marta Madureira, um olhar vasto sobre o cinema de animação que é uma verdadeira celebração da cinematografia nacional do século XXI.
A iniciativa Carta Branca aos Realizadores foi pensada como uma mostra de cinema português de processo invertido convocando as pessoas que pensam cinema na sua origem – os criadores - para se colocarem no papel do programador e fazer uma revisitação ao cinema nacional numa sessão de curtas-metragens.



31 OUT → 14h30

A FOTOGRAFIA RASGADA de José Vieira, 2002, 53’
(com presença e debate com o realizador — 3.º ciclo eb – Secundário)

Nos anos sessenta, quem recorria a um passador para emigrar clandestinamente conhecia o código da fotografia rasgada. O passador guardava metade da fotografia de quem emigrava e a outra levava-a o emigrante que, uma vez chegado ao destino, a remetia à família, em sinal de que chegara bem e que poderia ser concluído o pagamento pela sua “passagem”. Partindo da sua experiência como emigrante e das memórias de muitos portugueses que partiram para França “a salto”, José Vieira traça um retrato amargo da história recente de Portugal. Repete no dia 04 de Novembro, no Cine-Teatro João Ribeiro, em Vouzela.





Programa preparado em conjunto pelo Cine Clube de Viseu e Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal. Inscrições: 1,50 eur / aluno | geral@cineclubeviseu.pt ou 232 432 760.

CINE CLUBE DE VISEU, 2019.
Rua Escura 62, 3500-130 VISEU. (+351) 232 432 760
geral@cineclubeviseu.pt cineclubeviseu.pt facebook.com/ccviseu