cine clube de viseu | cinema na cidade | cinema para as escolas

facebook | instagram | youtube



José Luis Guerín na sessão de abertura

José Luis Guerín na sessão de abertura

José Luis Guerín na sessão de abertura

→Auditório IPDJ
30.out 21h00

José Luis Guerín é um dos realizadores mais influentes e inovadores do panorama cinematográfico europeu. Com uma obra em permanente construção entre o documentário e a ficção, distante do politicamente correcto, o realizador catalão (Comboio de Sombras, Dans la Ville de Sylvia) tem aperfeiçoado o seu método de interrogação sobre o mundo e o próprio cinema. “Não há nada nos filmes de José Luis Guerín que não traduza uma qualquer forma de desafio aos lugares de conforto do cinema e da cinefilia.” (Luís Mendonça, à pala de walsh).

Na sessão de abertura, a projecção do seu filme mais recente, A Academia das Musas, seguida de conversa com José Luis Guerín, será uma oportunidade para discutir uma obra com grande reconhecimento internacional.

A ACADEMIA DAS MUSAS José Luis Guerín, 2015
Ao chegar a casa depois de um dia de aulas na universidade, um professor de Filologia é questionado pela sua mulher sobre o projecto académico que tem em mãos. Convencido do poder da arte, e inspirado pelos clássicos, ele propôs-se a criar uma "Academia das Musas" destinada a regenerar o mundo pela poesia, através das míticas figuras que motivam a criação artística. Durante a discussão, o casal faz uma avaliação da sua vida afectiva, ao mesmo tempo que debate vários tópicos filosóficos: o amor, o belo, a subjectividade ou o papel do criador e da criação.





Cine Clube de Viseu, 2019.
Rua Escura 62, 3500-130 VISEU. (+351) 232 432 760 geral@cineclubeviseu.pt cineclubeviseu.pt facebook.com/ccviseu