PROGRAMAÇÃO: QUARTA 27
21h. AUDITÓRIO IPDJ
CURTAS EM COMPETIÇÃO:
PRODUÇÃO LOCAL
A competição local é dedicada aos filmes realizados no distrito de Viseu ou por autores do distrito de Viseu, sejam estudantes de cinema, auto-didactas ou outros talentos que despontam para a arte cinematográfica.
Os filmes a concurso são:
FELIZ DIA DAS BRUXAS 5'
Pedro Sá e Tânia Sousa
DEPOIS DO OCASO 3'
Patrícia Matos
FOSSO 4'
Rui Costa
PARA LÁ DO MARÃO 7'
José Fernandes
INCREDIBLUE 3'
Roberto Santos
22h. AUDITÓRIO IPDJ
MULHERES DA BEIRA
Rino Lupo, Portugal 1923, 71'
Com apresentação de TIAGO BAPTISTA - director do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o centro de conservação da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.
Cine Clube de Viseu homenageia a Revista Beira Alta.
Ao longo dos últimos 75 anos, a Revista Beira Alta marcou a região graças a um caminho de excelência e persistência. O Cine Clube de Viseu associa-se à celebração deste aniversário, dedicando à Revista uma sessão de cinema com uma obra maior do cinema mudo português: Mulheres da Beira, adaptação de um conto de Abel Botelho.
IMAGENS DA CORTESIA DA CINEMATECA PORTUGUESA
MULHERES DA BEIRA foi alvo de um restauro, já este ano, apresentando pela primeira vez as tintagens originais (até aqui, as preservações foram sempre a preto e branco). Para apresentar o filme estará presente Tiago Baptista, director do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o centro de conservação da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.
REVISTA BEIRA ALTA
Surge em 1942, de âmbito trimestral, como projecto cultural da Junta de Província da Beira Alta dinamizado pelo seu fundador e primeiro Director, o Dr. Alexandre de Lucena e Vale. Estabelecia-se-lhe, como estatuto, a publicação de estudos acerca da Arqueologia, da História, da Etnografia da Província da Beira Alta e desde cedo arregimentou um notável corpus de colaboradores que, renovando-se, produziu um conjunto de textos
em absoluto indispensáveis para o conhecimento da Beira Alta e não só.